sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ESPECIALIZAÇÃO EM “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA” (CEAT)

ESPECIALIZAÇÃO EM “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA”
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL NO CEAT

[INÍCIO: 13-14/01/2018]

OBJETIVO
Pautado por uma perspectiva histórico-humanista e sempre tendo em vista o sujeito em sua dimensão psicossocial, este curso de especialização se propõe a ampliar os recursos teóricos e práticos do psicólogo no que diz respeito à produção de avaliações psicológicas em quatro contextos: organizacional, educacional, clínico e hospitalar.

Além de abordar a elaboração de avaliações psicológicas tidas como tradicionais (as que estão associadas à internação hospitalar, ao universo do trabalho, à prática clínica e à área da educação), o curso contemplará, também, as avaliações psicológicas “emergentes”, tais como as pré-cirúrgicas (bariátrica, redesignação de sexo, vasectomia, laqueadura) e as referentes ao contexto da segurança (porte de armas de fogo).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso está estruturado a partir de cinco módulos e onze disciplinas
(veja, mais à frente, a carga horária das disciplinas e os docentes responsáveis por elas).

MÓDULO 1 – A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-HUMANISTA
Este módulo abordará a subjetividade como acontecimento histórico, processual, criativo e não redutível a “sintomas” ou aspectos isolados do funcionamento psíquico.
Disciplinas:
1. Fundamentos histórico-humanistas para a avaliação psicológica
2. Contribuições da psicanálise para a avaliação psicológica 

MÓDULO 2 – FUNÇÕES E LIMITES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Este módulo examinará o conceito de avaliação psicológica, além de questões éticas e jurídicas e resoluções do Conselho Federal de Psicologia associadas ao tema.
Disciplina deste módulo:
3. Alcances, limites e dimensão ética da avaliação psicológica. 

MÓDULO 3 – CONTEXTOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Este módulo contemplará a natureza, função e recursos técnicos da avaliação psicológica nos contextos organizacional, escolar, hospitalar e clínico.
Disciplinas deste módulo:
4. Avaliação psicológica no Contexto organizacional e do trabalho 
5. Avaliação Psicológica no Contexto Escolar 
6. Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar
7. Avaliação Psicológica no Contexto Clínico

MÓDULO 4 – INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Este módulo examinará os instrumentos empregados na avaliação psicológica: entrevistas, testes projetivos e psicométricos, questionários, dinâmicas de grupo.
Disciplinas deste módulo:
8. Entrevistas e questionários  
9. Testes psicométricos 
10. Testes Projetivos e Expressivos 
11. Dinâmicas de grupos  

MÓDULO 5 - PRODUÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Este módulo abordará o “Manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo” (Resolução CFP 07/2003), analisando os princípios técnicos, estilísticos e éticos associados à redação de relatórios e laudos.
Disciplina deste módulo:
12. Critérios éticos e técnicos na produção de laudos e relatórios

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos (para a inscrição é necessário a apresentação, entre outros documentos, de cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do curso de psicologia)

DURAÇÃO: 12 meses

PERIODICIDADE: aulas quinzenais (sábado e domingo)

HORÁRIO DAS AULAS: das 8h às 18h.

CARGA HORÁRIA: 484 h/a.

CUSTOS
- Plano 1
Matrícula de R$ 532,50, mais 14 parcelas de R$ 532,50
Valor total: R$ 7.987,50

- Plano 2 (10% de desconto, com cheques pré-datados ou boletos)
Matrícula de R$ 532,50, mais 14 parcelas de R$ 479,25
Valor total: R$ 7.588,12

OBS: A formação da turma está condicionada à matrícula de, ao menos, 30 (trinta) participantes.

INÍCIO: 13-14/JANEIRO/2017

LOCAL
CEAT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento)
R. Havaí, nº 325
B. Sumaré – São Paulo, SP
(próximo à estação V. Madalena do Metrô)

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
- Tel: (11) 3237-2033
(c/ Valmir, de 2.a a 6.a-feira, das 11h às 18h)
- email:
atendimento@ceatnet.com.br 

CERTIFICADOS
Serão emitidos pelo CEAT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento)
CNPJ: 03.938.106/0001-29
Cadastro do CEAT no CRP/SP: 4602/J

COORDENADORA
Profa. Ms. Ivani Teixeira Mendes
(CRP 06/42535)
Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Coordenadora pedagógica do curso de pós graduação em Psicologia do Trânsito do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT) e do curso de psicologia do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL), e professora em ambas as instituições.
Tem ampla experiência em avaliação psicológica e psicodiagnóstico infantil, atuando como supervisora clínica e ministrando frequentemente cursos nessas áreas.

DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA
DISCIPLINAS
C.H
1. Fundamentos Histórico-humanistas para avaliação psicológica
16
2. Contribuições da psicanálise para avaliação
20
3. Alcances, limites e dimensão ética da avaliação psicológica
20
4. Avaliação psicológica no Contexto organizacional e do trabalho
32
5. Avaliação Psicológica no Contexto Escolar/Educacional
32
6. Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar
40
7. Avaliação Psicológica no Contexto Clínico
32
8. Entrevistas e questionários
20
9. Testes psicométricos.
40
10. Testes Projetivos e Expressivos
60
11. Dinâmicas de grupos
16
12. Laudos e relatórios
20
13. Metodologia de pesquisa
20
14. Docência do ensino superior
20
Total
388

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CARGA HORÁRIA
Projeto em Avaliação Psicológica
80
Orientação
16
Total
96

CORPO DOCENTE

1. Disciplina: Fundamentos Histórico-humanistas para a avaliação psicológica
Docente: Ailton Bedani
Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicoterapeuta, atendendo, em uma perspectiva fenomenológico-humanista, adolescentes e adultos, e famílias e casais. Professor universitário nos cursos de pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo e do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT), e nos cursos de graduação em psicologia da Universidade Ibirapuera (UNIB) e do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL). 

2. Disciplina: Contribuições da psicanálise para a avaliação psicológica
Docente: Ivani Teixeira Mendes 
Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenadora pedagógica do curso de pós graduação em Psicologia do Trânsito do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT) e do curso de psicologia do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL), e professora em ambas as instituições. Tem ampla experiência em avaliação psicológica e psicodiagnóstico infantil, atuando como supervisora clínica e ministrando frequentemente cursos nessas áreas.

3. Disciplina: Alcances, limites e dimensão ética da avaliação psicológica
Docente: Célia Maria Mota Amaral
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1976) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora convidada do Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito, tendo trabalhado como docente e supervisora de estágios na Universidade São Marcos por 27 anos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: maturidade, velhice, qualidade de vida, identidade, representações sociais; projeto e curso de vida.

4. Disciplina: Avaliação psicológica no Contexto organizacional e do trabalho
Docente: Conceição Aparecida Machado
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e especialização em Gestão Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é Professor Especialista do Centro Universitário Capital e Analista de Desenvolvimento de RH da Lorenzetti Indústrias Brasileiras Eletro metalúrgicas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional.

5. Disciplina: Avaliação Psicológica no Contexto Escolar/Educacional
Docente: Lúcio Roberto Bardos Martini
Na área acadêmica possui Mestrado em Educação, Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Psicologia na área Educacional. Atualmente é Professor das Disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento II e II, Transtornos do Desenvolvimento e Psicologia e Políticas Públicas em Educação do curso de Psicologia do Centro Universitário Capital. Na Área Cultural é Sócio Proprietário da Ferratini Produções Culturais, Regente do Coral Ars Mvsica Sacra de Sorocaba e do Madrigal Madrigali.

6. Disciplina: Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar
Docente: Arlete Modelli
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (1987) e mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Usp (1999), doutoranda em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2016). Coordenou o curso de Psicologia do Centro Universitário Capital (UniCapital) até 2011, bem como professora universitária, ministrando várias disciplinas ligadas a Psicanálise e supervisão clinica desde 1999. Em 2010 foi professora supervisora na Universidade Metodista. Psicóloga do Hospital das Clinicas da FMUSP, trabalhou por mais de 10 anos na clínica Ginecológica com temas ligado a Câncer de Mama, TPM, Ovário Policístico, Violência, Cirúrgica Ginecológica e Reprodução Humana. Atualmente desenvolve trabalho no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, no Grupo de Psicoses, atuando principalmente com grupo Psicoterápico com familiares e pacientes de primeiro episódio psicótico. Desenvolve estudos ligado a psicose de primeiro surto, bem como tema do doutorado referente ao Estigma.  

7. Disciplina: Avaliação Psicológica no Contexto Clínico
Docente: Ricardo Barbosa Martins 
Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, IP/USP São Paulo, 2012. Possui graduação em Psicologia pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1999) . É professor universitário no curso de psicologia do Centro Universitário Capital, desde 2000 em regime de dedicação parcial, onde tem ministrado várias disciplinas na graduação de psicologia, orientado trabalho de conclusão de curso e supervisionado atendimentos psicológicos. Atua como psicólogo e coordenador de Saúde Mental (Diretor Técnico em Saúde I), (lei 500) no CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO em DST/HIVAids, SÃO PAULO - Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: aconselhamento, acolhimento, sexualidade, HIV, Psicanálise e Instituições, sofrimento nas instituições, populações transgêneros e SUS. 

8. Disciplina: Entrevistas e questionários
Docente: Ivana Morais de Alencar 
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1991) e Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Atualmente é docente da Universidade Nove de Julho/UNINOVE do departamento de Comunicação Social e do curso de Pós- Graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Educação e Social, com ênfase nos estudos sobre Psicologia Escolar, Políticas Públicas e Instituições, Educação Inclusiva e Direitos Humanos

9. Disciplina: Testes psicométricos
Docente: Cristiano Santos de Caires 
Mestrando em Saúde Coletiva pela FMABC; Especialista em Psicologia do Trânsito pelo CEATT e Especialista em Gestão na Saúde pela Faculdade Medicina do ABC; graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André - UniA(06/2009). Docente no curso de Psicologia (avaliação psicológica, psicanálise, supervisão clínica e supervisor de estágio). Experiencia como Coordenador de Atividades Psicológicas na CRAISA, Consultor em Avaliação Psicológica e Psicossocial (NR 10, 12, 20, 33 e 35). Além de experiência na área de Psicologia clínica, saúde mental (CAPS), saúde do idoso, tratamento a dependentes químicos, acompanhamento em pesquisa sobre violência infantil, obesidade infantil, saúde da mulher e projetos sociais voltados para capacitação profissional. 

10. Disciplina: Testes Projetivos e Expressivos
Docente: Ivani Teixeira Mendes 
Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenadora pedagógica do curso de pós graduação em Psicologia do Trânsito do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT) e do curso de psicologia do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL), e professora em ambas as instituições. Tem ampla experiência em avaliação psicológica e psicodiagnóstico infantil, atuando como supervisora clínica e ministrando frequentemente cursos nessas áreas.

11. Disciplina: Dinâmicas de grupos
Docente: Lúcio Roberto Bardos Martini
Na área acadêmica possui Mestrado em Educação, Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Psicologia na área Educacional. Atualmente é Professor das Disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento II e II, Transtornos do Desenvolvimento e Psicologia e Políticas Públicas em Educação do curso de Psicologia do Centro Universitário Capital. Na Área Cultural é Sócio Proprietário da Ferratini Produções Culturais, Regente do Coral Ars Mvsica Sacra de Sorocaba e do Madrigal Madrigali.

12. Disciplina: Laudos e relatórios
Docente: Carmem Silvia Rotondano Taverna
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1976), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1997), doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e pós-doutorado no mesmo programa (2009). Tem experiência profissional na área da Psicologia Escolar e Educacional e como docente na graduação em Psicologia, com ênfase nos temas relacionados à História da Psicologia e Psicologia Escolar e Educacional. Atualmente leciona no curso de psicologia do Centro Universitário Unicapital. É pesquisadora no NEHPSI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia da PUC-SP e participa do Núcleo de Educação e do grupo de trabalho História e Memória da Psicologia no estado de São Paulo no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.  

13. Disciplina: Metodologia de pesquisa 
Docente: Ailton Bedani
Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicoterapeuta, atendendo, em uma perspectiva fenomenológico-humanista, adolescentes e adultos, e famílias e casais. Professor universitário nos cursos de pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo e do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT), e nos cursos de graduação em psicologia da Universidade Ibirapuera (UNIB) e do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL). 

14. Disciplina: Docência do ensino superior 
Docente: Angela Xavier do Val Rodrigues
Especialização em Psicologia no Trânsito; Graduada em Psicologia; Magistério com especialização em pré-escola; Professora de Filosofia; Assessoria Psicológica a Direção e atendimento psicológico a Equipe Escolar; Professora de Educação Infantil e Ensino; Professora no Ensino Fundamental I

Nenhum comentário:

Postar um comentário